Super Dicas para tornar o Windows XP mais rápido

24-10-2011 17:07

Dica 1: Desinstalar programas que não se usa

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Painel de Controlo;
  3. Adicionar ou remover programas;

 

Dica 2: Desativar os componentes do Windows que não se usa

Windows XP vem com muitos componentes activos como o MSN Explorer, Outlook Express, serviço de indexação, serviço de fax e jogos, etc. A maior parte destas funcionalidades não são usadas e apenas ocupam espaço no computador.

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Painel de Controlo;
  3. Adicionar ou Remover Programas;
  4. Clicar em Adicionar/Remover componentes do Windows;
  5. Desmarcar os componentes do Windows que não usa

 

Dica 3: Selecionar os programas que iniciam

Muitos dos programas que hoje em dia existem iniciam automaticamente com o Windows, que significa uma diminuição brutal no desempenho do computador.
Desactiva todos os programas que não queres que inicie com o Windows XP (mas tem cuidado para não desactivar programas importantes, como o Anti-vírus, etc).

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Executar;
  3. Escrever: msconfig
  4. Selecionar a Aba Arranque e selecionar os programas que devem arrancar

Dica 4: Desativar os Serviços que não são necessários

Windows XP vem com vários serviços activos (serviço de impressão, etc), que podes desactivar.
Apenas desactiva os serviços que tens a certeza que não são necessários para as tarefas que realizas (ou vais realizar).

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Executar;
  3. Escrever: msconfig
  4. Clicar na Aba Serviços e desmarcar os serviços que não são necessários

Dica 5: Atualizar Frivers e Programas

Escreve num papel os drivers e programas que tens instalado e procura por actualizações.

Actualizar os drivers e programas é muito importante, porque muitas vezes resolvem problemas de compatibilidade, bugs e aumentam a performance do computador.

Dicar 6: Eliminar ficheiros temporários, cookies, histórico, etc.

Elimina os ficheiros temporários, histórico, cookies… para aumentar o espaço livre em disco, apagar ficheiros inúteis e aumentar o desempenho do teu computador.

Para eliminar usa o CCleaner

Dica 7: Otimiza o Registo

Sempre que desinstalas programas, eliminas atalhos, etc o Windows XP matem os registos desses programas, o que diminui o desempenho do computador. Além de criar erros de integridade.

Para optimizar o registo usa o CCLeaner.

Dica 8: Desativa as ligações de rede que não usas

Por omissão as ligações de rede estão sempre activas, mesmos que não estejas usando, o que diminui a performance do computador porque o Windows verifica de x em x tempo as ligações de rede. Desactiva as ligações de rede que não usas (como apenas uso redes Wireless, desactivei a ligação por cabo de rede).

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Painel de Controlo;
  3. Clicar em Ligações de Rede;
  4. Clicar com o botão direito do rato (em cima da ligação de rede que não está em funcionamento) e Clicar em Desativar

 

Dica 9: Usar o sistema de Ficheiros NTFS

Provávelmente já usas o sistema de ficheiros NTFS. Mas sempre que instalares o Windows XP, cria uma partição que use o NTFS porque inclui várias vantagens (comparativamente ao FAT ou FAT 32).

O NTFS é mais seguro e oferece uma melhor compressão. Mas se tens vários SO instalados na mesma máquina não é recomendado usar este sistema de ficheiros.

 

Dica 10: Desativar o Interface de Arranque do Windows XP

Sempre que o Windows XP mostra o logótipo e uma barra verde animada (isto é a interface de arranque). Para aumentar a performance tens que desactivar a interface de arranque, seleccionar o número máximo de processadores e de memória RAM.

  1. Menu Iniciar;
  2. Clicar em Executar;
  3. Escrever no campo: msconfig;
  4. Clicar na Aba BOOT.INI;
  5. Selecionar a opção /NOGUIBOOT;
  6. Clicar em Opções Avançadas;
  7. Selecionar as opções: /MAXMEM= e /NUMPROC= (escolher o valor mais alto disponivel em cada campo).

 

Dica 11: Usar uma cor sólida como fundo de ambiente de trabalho

Usando uma cor sólida como fundo do ambiente de trabalho vai-te ajudar a aumentar o desempenho do computador, porque sempre que o Windows XP iniciar já não vai ter que carregar o wallpaper.

  1. Clicar com o botão do lado direito do rato em cima do ambiente de trabalho e a opção Propriedades;
  2. Clicar na Aba de Ambiente de Trabalho, como fundo escolhe a opção Nenhum e depois seleciona-se uma cor à escolha.

 

Dica 12: Limpar o ambiente de trabalho

Elimina ou move para uma pasta fora do ambiente de trabalho todos os ficheiros, pastas e até atalhos que não usas.

 

Dica 13: Usar o Menu Iniciar clássico

O menu clássico é mais fácil de usar e abre mais rápido.

  1. Clicar com o botão do lado direito do rato em cima da barra de tarefas;
  2. Escolher a opção Propriedades;
  3. Na Aba Menu Iniciar, selecionar a opção Menu Iniciar Clássico

Dica 14: Não uses a bateria do portátil (quando possível)

Não uses a bateria do portátil (sempre que possível), porque diminui a performance do computador, além de aquecer mais o portátil.

 

Dica 15: Otimiza a BIOS

 

Algumas das dicas mencionadas abaixo permitem melhorar a performance do teu computador e ao mesmo tempo gastar um pouco menos de energia:

• Actualiza a BIOS;
• Desactiva as portas que não usas (por ex. LPT1);
• Altera a ordem de boot (mete o disco rígido a iniciar primeiro);
• Desactiva funcionalidades OnBoard que não uses (por ex. placa de rede, modem, etc)

 

Dica 16: Utilizar Temas como o Windows Clássico

  1. No botão do lado direito do rato no ambiente de trabalho clicar em Propriedades;
  2. Na Aba Temas escolher o Windows clássico.

 

Dica 17: Ajustar para o melhor desempenho

  1. Botão direito do rato em cima do Meu Computador;
  2. Clicar em Propriedades;
  3. Em seguida em Avançadas;
  4. Por baixo da opção desempenho clicar em Definições;
  5. Escolher a opção "Ajustar para o melhor desempenho";
  6. Inserir um visto nas opções: - Utilizar estilos visuais nas janelas e botões 
    - Utilizar sombras para nome de icones do ambiente e trabalho 
    - Utilizar tarefas comuns em pastas 
  7. Clicar 2x em OK

Os vistos servem para não perderem o estilo visual Luna, caso queiram que o xp fique mais rápido, retirem todos os vistos (estilo standard) .

 

Dica 18: Aumentar a velocidade de arranque, desfragmentando os ficheiros de aranque

Iniciar → Executar → regedit

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction

depois procurar "Enable" e dar-lhe o valor Y

 

Dica 19: Arranque mais rápido (torna o Prefetcher melhor)

Iniciar → Executar → regedit

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement\PrefetchParameters

depois descobrir o valor

EnablePrefetcher

e colocá-lo a 5

 

Dica 20: Diminuir o tempo que o XP demora a arrancar 

  1. Ir a https://www.microsoft.com/hwdev/platform/performance/fastboot/
  2. e fazer o download do ficheiro BootVis
  3. depois  escolher Trace / Next Boot + Driver Delays (para ver o tempo de arranque do sistema)
  4. depois escolher Trace / Optimize System (para optimizar o arranque)
  5. e depois  escolher Trace / Next Boot + Driver Delays (para ver se o tempo de arranque do sistema diminuiu)

 

Dica 21: Aumentar ligeiramente a velocidade de arranque desativando o ecrã do Windows

 

Iniciar → Executar → msconfig

e no guia Boot.ini seleccionar as opções "NoGuiBoot" e "SOS"

 

Dica 22: Diminuir o tempo de encerramento do Windows

  1. Iniciar → Executar → regedit
  2. Depois navegar:
  3. HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
  4. Em seguida procurar o valor HungAppTimeout e verificar que se encontra a 5000
  5. Mudar o valor WaitToKillAppTimeout de 20000 para 4000
  6. HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control
  7. Colocar o valor WaitKillServiceTimeout a 4000
  8. E por fim para quem tem uma placa gráfica Ndivia ir a:
  9. Painel de controlo/Ferramentas Administrativas/Serviços
  10. Colocar o "Nvidia Driver Help Service" para manual.

 

Dica 23: Diminuir o tempo de encerramento fechando os programas que deixam de responder

Iniciar → Executar → regedit

HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop

depois seleccionar "AutoEndTasks" e trocar o 0 por um 1

 

Dica 24: Desinstalar o Windows Messenger e outros programas

Como já reparamos não é fácil desinstalar a versão de origem do Messenger, assim com o pinball e outros. Mas pode ser possivel através de outros processos.

Com o Notepad(bloco de notas)

Abrir o ficheiro Windows inf sysoc.inf

Na secção Componentes, remova a palavra hide dos componentes que deseja desinstalar

(Exp: Se pretender desinstalar o messenger a linha original do ficheiro é: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7)

 

Após isto, guarde o ficheiro e no Painel de Controlo já pode procurar os programas e desinstalá-los. Este processo também funciona no Windows 2000.

 

Dica 25: Alterar as pastas padrão do sistema

  1. Menu iniciar
  2. Executar
  3. Regedit.exe
  4. HKEY_CURRENT_USER\SoftwareMicrosoft\WindowsCurrentVersion\ExplorerShell\Folders
  5. Clicar no botão direito do rato sobre o nome de cada pasta e selecionar Modificar
  6. Em seguida basta indicar qual o caminho completo e o nome da pasta que pretender dar

 

Dica 26: Apagar as pastas especias dentro da Pasta Os Meus Documentos (As minhas imagens, A minha música, ...)

  1. Menu Iniciar
  2. Executar
  3. regsvr32 /u mydocs.dl
  4. Em seguida apagar as pastas indesejadas
  5. Para reverter a opção execute regsvr32 mydocs.dl (assim as pastas serão novamente criadas)

 

Dica 27: Desativar os balões de aviso do Windows XP

  1. Menu Inciar
  2. Executar
  3. regedit.exe
  4. HKEY_CURRENT_USER\SoftwareMicrosoft\WindowsCurrentVersion\Explorer\Advanced
  5. Clicar em: Editar, Novo, Valor DWORD
  6. Digitar EnableBaloonTips
  7. Pressionar Enter no teclado
  8. Se já existir essa variável, alterar para o valor zero (0)
  9. A partir da próxima inicialização, os balões não serão mais exibidos.

 

Dica 28: Iniciar e Desligar o Windows mais rápido através de contas de utilizador

  1. Menu Inciar
  2. Executar
  3. control userpasswords2
  4. Clicar em OK
  5. No separador Utilizadores, desabilite a opção: Utilizadores devem entrar um nome e senha para usar este computador
  6. Clicar em Aplicar
  7. Aparecerá uma caixa de diálogo solicitando o nome e senha de utilizador
  8. Selecionar o nome de utilizador padrão e colocar uma senha (Não deixar este campo em branco!)
  9. Clicar em OK
  10. Após isso, clicar em Painel de Controlo, Contas de Utilizador
  11. Clicar em: Alterar o modo como os utilizadores fazem Login ou Logoff 
  12. Desativar as opções: Usar a tecla de boas-vindas  e Usar a troca rápida de utilizador

 

Dica 29: Aumentar a velocidade do PC desativando o "Zip" do XP

 

  1. Iniciar → Executar → regsvr32 /u zipfldr.dll
  2. Premir Enter

 

Dica 30: Acelerar o PC (desativando a procura de tarefas agendadas em discos de rede coisa que os utilizadores normais não utilizam)

 

  1. Iniciar → Executar → regedit
  2. Depois navegar: HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
  3. Seleccionar a chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}
  4. Apagá-la.

 

Dica 31: Economizar memória colocando os DLL em ordem (DLL que ficam na memória depois de terminar um programa correspondente)

 

  1. HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
  2. Criar uma sub-chave chamada AlwaysUnloadDLL
  3. Dar-lhe o valor 1

Dica 32: Utilizar o Active Desktop (para poupar memoria, porque com o active desktop o wallpaper não é convertido para bmp, ficando com o tamanho original)

 

  1. Botão direito do rato → Propriedades → Ambiente de Trabalho → Personalizar Ambiente o de Trabalho → Web → Novo
  2. Navegar até ao Wallpaper que desejo
  3. Clicar na janela (na seta) e escolher a opção: Cobrir ambiente de trabalho
  4. Posso por várias imagens ou gifs animados
  5. Depois Botão direito do rato → Dispor ícones por → Bloquear itens da web no ambiente de trabalho.

 

Dica 33: Windows mais leve. quando o PC ó é utilizado por uma pessoa e não está em rede.

 

Painel de controlo → Ferramentas Administrativas → Serviços

E desabilitar as coisas desnecessárias:

      Alerta

      Agendador de Tarefas

      Alocador Remote Procedure Call

      Localizador de computadores

      Troca rápida de usuário

      Acesso a dispositivo de interface humana

      Serviço de Indexação (baixa a performance do HD)

      Mensageiro

      Logon de Rede (desnecessário se seu computador não está em rede)

      Netmeeting Remote Desktop Sharing (disabled for extra security)

      Registro Remoto

      Servidor

      Serviço de Descoberta SSDP (bug que deixa aberta a porta 5000)

      Auxiliar NetBios TCP/IP

      Telnet (disabled for extra security)

      Universal Plug and Play Device Host

      Upload Manager

      Horário do Windows

      Configuração zero sem fio

      Estação de trabalho

 

Dica 34: Acelerar a navegação em pastas desativando a procura automática de fichiros e impressoras de rede

 

O meu computador → Ferramentas → Opções de pastas... → Ver

e depois desmarcar a opção que diz: Procurar automaticamente pastas e impressoras de rede.

 

Dica 35: Aumentar a velocidade do Menu Iniciar

 

  1. Iniciar → Executar → regedit
  2. Navegar: HKEY_CURRENT_USER\ControlPanel\Desktop
  3. Seleccionar "MenuShowDelay"
  4. Escolher um valor entre 400 (mais lento) e 0 (mais rápido)
  5. Depois reiniciar o PC

Dica 36 - Inicialização e Desligamento mais rápido (100)

 

Se há somente um usuário em seu computador, você pode deixar o processo de boot e desligamento mais rápido.

 

Para isso, vá emIniciar / Executare digitecontrol userpasswords2e clique em OK. No separador Utilizadores, desabilite a opção Utilizadores devem entrar um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de utilizador e senha. Selecione o nome do utilizador padrão e coloque uma senha (não deixe este campo em branco!) e clique em OK. Após isso, vá ao Painel de Controlo / Contas de Utilizador e clique em Alterar o modo como os utilizadores fazem logon ou logoff e desabilite as opções Use a tela de boas−vindas e Use a Troca Rápida de Utilizador;

 

 

Dica 37 - Menu Iniciar mais rápido

Menu Iniciar

Executar> regedit.exe

 

HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop.SelecioneMenuShowDelayna lista da direita e clique com o botão direito do rato em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

 

 

Dica 38 - Como liberar 20% da banda da rede/internet

 

Há um recurso no Windows XP, chamado "Agendador de pacotes QoS", que reserva 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá−lo é necessário ter o login como Administrador e executar os seguintes passos: Vá em

 

Iniciar / Executar

 

e digite gpedit.msc e pressione OK. Após isso, vá em Configuração do computador / Modelos Administrativos / Rede e selecione na janela da esquerda Agendador de pacotes QoS. Na janela da direita, dê duplo−clique em Limite de reserva de banda. Depois, vá na aba Configuração e selecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 (zero). Clique em Aplicar e em OK. Agora vá ao Painel de Controlo /Conexões de Rede, clique com o botão direito do rato na conexão existente e selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS.

 

Se já estiver habilitado, deixe-o assim. O último passo é reiniciar o computador.

 

Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja um real benefício desta dica.

 

Dica 39 - Aumentar o desempenho do Windows XP

 

Opções Visuais

 

O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta. Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos percetível de acordo com a robustez do equipamento). Para fazer as alterações, vá no Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar “Ajustar para o melhor desempenho”).

 

Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o “Desktop offline”. Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá−lo, siga os seguintes passos:

 

Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em

 

Documentos da Web, desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.

 

Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode−se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”. Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.

 

:. Desabilitando serviços desnecessários

 

O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos utilizadores. Para desativá−los/configurá−los, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seu

 

Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).

 

Recebi a sugestão, para aqueles que não sabem quais os serviços que precisam, de configurar todos os serviços para a opção “Manual”, e reiniciar o micro. O boot será lento, já que o Windows terá de iniciar todos os serviços que precisa “na força”. Então, bastaria ver os serviços iniciados e configurá−los para “Automático”. Não testei esta dica, mas é válida. É preciso salientar que alguns serviços necessários podem não ser inicializados automaticamente.

O melhor mesmo é saber o que faz cada um deles. Vou tentar descrever aqui alguns, há outros cuja funcionalidade não fica muito clara então prefiro não arriscar – deixo−os habilitados (Automático). As recomendações são para um

utilizador doméstico comum, com uma pequena rede em casa. Atente para o fato de que estas configurações podem variar caso a caso, não existe uma regra específica – o que está abaixo é algo mais comum, mas não certo para todos:

 

 

AUTOMÁTICO

Alerta (emite alertas administrativos)

Alocador Remote Procedure Call (RPC)

Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)

Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)

Chamada de procedimento remoto (RPC)

Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)

Cliente de rastreamento de link distribuído

Detecção do hardware do Shell

Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)

Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)

Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)

Localizador de computadores

Log de eventos

Logon secundário

Notificação de eventos de sistema

Plug and Play

Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)

Serviços de criptografia

Serviços IPSEC

Sistema de eventos COM+

Spooler de impressão

Temas

Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

 

 

DESABILITADOS

Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)

Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)

Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)

Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting

Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)

Gerenciador de conexão de acesso remoto automático

Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota

Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)

IMAPI CD−Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)

Número de série de mídia portátil

Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)

Roteamento e acesso remoto

Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No−Breaks) (Se você usa um no−break, deixe em Automático)

Telnet (por questão de segurança)

 

 

MANUAL

Adaptador de desempenho WMI

Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré−determinadas)

Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)

Aplicativo de sistema COM+

Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)

Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)

Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)

Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)

Auxiliar NetBIOS TCP/IP

Carregar Gerenciador (gerência transferências de arquivos entre computadores da rede.)

Cliente DHCP (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)

Cliente DNS (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)

Compatibilidade com 'Troca rápida de usuário'

Conexões de rede (gerência conexões de rede)

Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)

Cópia de volume em memória

DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)

DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)

Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)

Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)

Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)

Fornecedor de suporte de segurança NT LM

Gerenciador de conexão de acesso remoto

Gerenciamento de aplicativo

Host de dispositivo Plug and Play universal

Logon de rede

Logs e alertas de desempenho

Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)

MS Software Shadow Copy Provider

Número de série de mídia portátil

QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)

Reconhecimento de local da rede (NLA)

Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico

Serviço de descoberta SSDP

Serviço de indexação

Serviço de transferência inteligente de plano de fundo

Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'

Serviços de terminal

Servidor

Telefonia

Windows Installer

 

Para maiores detalhes das funções de cada serviço, consulte a Ajuda ou a Microsoft.

 

:. Habilitando o modo UDMA/66 e superior

Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.

 

:. Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápido

Se há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguir algumas etapas:

 

a. Vá em Iniciar > Executar e digite "controle userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.b. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.

 

c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.

 

d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” edesabilite as opções “Use a tela de boas−vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

 

:. Desabilite programas desnecessários da inicialização

 

Iniciar > Executar, digite “msconfig” (sem aspas). Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows

 

 

:. Explore outras máquinas da rede mais rapidamente

 

Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefas agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura por outros micros da rede seja bem mais ágil. Siga as etapas

abaixo:

 

Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.

 

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990−4C6A−11CF−8D87−00AA0060F5BF}. Apague−a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.

 

 

Dica 40: Desfragmentar o Disco Local

Quando colocamos um ficheiro na memória do disco e a vamos preenchendo, quando eliminamos esse ficheiro entre outros essa memória fica vaga para outro ficheiro ocupar essa vaga, além disso, ao longo do tempo os ficheiros vão-se fragmentando. Para isso usa-se esta ferramenta para melhorar a performance do Windows, que pode ser utilizada de longe a longe.

  1. O meu computador;
  2. Clicar sobre o disco a desfragmentar com o botão do lado direito do rato;
  3. Clicar em Propriedades;
  4. Aba Ferramentas;
  5. Opção clicando no butão: Desfragmentar agora...;
  6. Selecionar novamente o disco;
  7. Clicar em Desfragmentar.

Dica 41:  Usar mais a tecla Windows

 

  • Windows: Mostrar o Menu Iniciar 
  • Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
  • Windows + E: Abre o Windows Explorer
  • Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivosWindows + R: Mostra a janela Executar
  • Windows + L: Tranca a tela
  • Windows + U: Abre o Gestor de ferramentas
  • Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
  • Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)
  • Windows + F1: Para Ajuda e SuporteWindows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema que pode expandir essas funções, usando a tecla Windows para acessar a partições, programas, pastas e até endereços na internet através do aplicativo Winkey. Em certas circunstâncias poderá ser útil desativar a tecla Windows. Para isso utilize−se do WinKeyKill.

 

Dica 42: Ativar permissões na versão Home do Windows

 
Clique em Iniciar>Executar. Digite "shrpubw". Escolha a pasta na qual deseja aplicar permissões. Escolha um nome para o compartilhamento. Clique em Avançar. Agora  pode personalizar as permissões.
 

Dica 43: Configurar o teclado

 
Para configurar corretamente seu teclado, deve abrir o Painel de Controle> Opções Regionais e de
idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar. Se usa o teclado ABNT2, escolha Português (Brazil) e Português
(Brasil − ABNT2). Clique Ok. Se seu teclado é o americano padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês
(Estados Unidos − Internacional)
 

Dica 44: Desabilitar o balão de aviso que o espaço em disco está baixo

 
Edite o registro, encontre a chave abaixo:HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \Policies\Explorer \ Clique com o botão direito do mouse num espaço em branco da janela direita e escolha New > DWORD. Dê
ao item o nome NoLowDiskSapaceChecks, dê dois cliques nesse novo valor criado e digite 1 em Value data.
Feche o registro e reinicie o Windows
 

Dica 45: Pontos de restauração ocupando espaço

Pontos de Restauração criados no Windows ocupam um determinado espaço no HD. O espaço ocupado é proporcional à quantidade de pontos de restauração criados. Assim sendo, pode e deve eliminar os pontos de restauração mais antigos. Vá para o menu Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Limpeza de Disco. Na janela que se abrir, escolha "Mais Opções". Na parte de baixo escolha a
opção "Restauração do Sistema" e "Limpar". Todos os pontos de restauração serão eliminados, com exceção
do mais recente.
 

Dica 46: Eliminar os arquivos thumbs.db

Quando visualiza imagens e vídeos no modo miniaturas, o Windows cria um ficheiro oculto chamado thumbs.db em cada pasta de imagens ou vídeos. Assim acaba com um monte de ficheiros thumbs.dl espalhados pelo HD do computador. Esses ficheiros não aparecem no Windows Explorer, mas aparecemem disquetes ou cds daquelas pastas que forem gravados. Para livrar−se desses ficheiros, siga os seguintes passos:
  1. No Windows Explorer clique em Ferramentas. 
  2. Escolha Opções de pasta. 
  3. Escolha Modo de exibição.
  4. Marque um x em Não armazenar miniaturas em cache. Clique em Aplicara todas as pastas.
  5. Clique em Aplicar e em OK.
 

Dica 47: Backup do Outlook Express

Todas as mensagens do Outlook Express são arquivadas em ficheiros com extensão .dbx. O backup das mensagens de email pode ser feito copiando os arquivos dbx. O problema, para muitos utilizadores, é que esses ficheiros ficam ocultos em local de difícil acesso, parecido com C:\Documents andSettings\Usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{72E34377−95B1−4ECC−A8E5−0B14A5A755F1}\Microsoft\Outlook Express.
Pode armazenar suas mensagens do Outlook Express num local de mais fácil acesso, como por exemplo na
pasta /Meus Documentos/Outlook.Ao fazer backup da pasta Meus Documentos, automaticamente já estará fazendo também o backup de emails. Para definir onde armazenar suas mensagens abra o Outlook Express, clique em Ferramentas,
 
Clique em Opções, seguidamente em Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento.Na janela que se abrir verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem,
serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido. Lembre−se, caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.
 

Dica 48: Barra de status no MSN Explorer

Se gosta do MSN Explorer pode achar estranho que ele não tenha barra de status como o Internet Explorer. Na verdade, tem sim. Digite CTRL+SHIFT+S e ela aparece.
 
 

Dica 49: Desligar o Windows em hora programada

No prompt de comando digite shutdown −t xx (onde xx é o tempo em segundos). Para anular o desligamento digite: shutdown −a. Para reiniciar o computador digite shutdown −r. Caso você queira programá−lo para desligar automaticamente após um tempo maior de uso, deve usar um programa próprio.
 

Dica 50: Senha de utilizador esquecida

Na tela de Bem−Vindo pressione CTRL−ALT−DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador. Pode então trocar a senha de utilizador no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gestor do Computador. Se seu Windows for o Home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurança.